segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A liberdade do homem está na revolução religiosa

Para a maioria de nós, o que é religião — não a teoria sobre o que deve ser religião, porém o fato real? Em regra, consideramos como religião uma série de dogmas, tradições, o que diz o Upanishads, ou o Gita, ou a Bíblia; ou, também, é constituída das experiências, visões, esperanças, ideias, brotadas da mente condicionada, da mente ajustada de acordo com o padrão hinduísta, cristã ou comunista. Começamos com um certo condicionamento e temos experiências nele baseadas. O que chamamos religião é oração, ritual, dogma, desejo de encontrar Deus, aceitação da autoridade e de um vasto número de superstições, não é exato? Mas isso é religião? Indubitavelmente, quem deseja descobrir o que é verdadeiro deve abandonar tudo isso, não achais? Deve rejeitar totalmente a autoridade do guru, dos livros sagrados, e a autoridade de suas próprias experiências, de modo que, depurada de toda influência, a mente seja capaz de descobrimento. Isso significa que deveis deixar de ser hinduísta, cristão, budista, que cumpre perceber quanto tudo isso é absurdo, e vos libertardes. E desejais fazê-lo? Porque, se o desejais, estais contra a atual sociedade e arriscado a perder vosso emprego. E assim é que o medo nos domina a mente e continua a aceitar a autoridade.

O que chamamos religião, por conseguinte, não é religião em absoluto. Se cremos em Deus ou se não cremos em Deus, isso depende de nosso condicionamento. Vós credes em Deus e p comunista não crê em Deus. Qual a diferença? Nenhuma, absolutamente; porque vós fostes educado para crer e ele foi educado para não crer. Assim sendo, o homem que está seriamente investigando rejeitará esse "processo", não achais? Rejeitá-lo- por compreender seu inteiro significado.

Vemo-nos inseguros, assustados, com insuficiência interior, identificamo-nos com um país, uma ideologia ou uma crença em Deus; e podemos ver o que está ocorrendo no mundo. Toda religião — embora cada uma delas professe o amor, a fraternidade, etc. — está de fato separando o homem do homem. Vós sois Sikki e eu hinduísta, aquele muçulmano e aquele budista. Vendo-se toda esta confusão e separação, percebe-se também a necessidade de um diferente modo de pensar; mas, é óbvio, esse diferente modo de pensar não pode tornar-se existente enquanto permanecermos hinduístas, cristãos ou seja o que for. Para vos libertardes de tudo isso, precisais conhecer-vos — conhecer toda a estrutura de vosso ser; cumpre perceber por que aceitais, por que seguis a autoridade; isso é evidente. Desejais bom êxito, desejais a garantia de que existe um Deus no qual possais confiar nos momentos de atribulação. O homem que realmente sente alegria, que é feliz, nunca pensa em Deus. Pensamos em deus quando nos achamos em aflição, em conflito; mas nós mesmos criamos a aflição e o conflito, e, se não compreendermos inteiramente o processo respectivo, o mero investigar acerca de Deus conduzirá à total desilusão.

Assim, a revolução religiosa a que me refiro não é o ressurgimento ou a reforma de uma dada religião, porém, a completa libertação de todas as religiões — o que, em verdade, significa libertação da sociedade que as criou. Por certo, o homem ambicioso não pode ser religioso. O homem ambicioso não conhece o amor, ainda que fale a respeito dele. No sentido mundano, pode alguém não ser ambicioso, mas se deseja tornar-se um santo, uma personalidade espiritual, ou alcançar um certo resultado no outro mundo, então essa pessoa é realmente ambiciosa. Assim, a mente precisa não só despojar-se de todas as cerimônias, crenças e dogmas, mas também estar livre da inveja. A liberdade total do homem está na revolução religiosa, porque só então será ela capaz de considerar a vida de maneira inteiramente diferente e deixar de criar problemas e mais problemas.

Provavelmente estivestes escutando tudo isso apenas verbal ou intelectualmente, porque dizeis para vós mesmos: "Que faria eu na vida, se não tivesse ambição?" Talvez fosseis destruído pela sociedade. No momento em que compreendeis a sociedade e rejeitais toda a estrutura em que está baseada — ambição, inveja, ânsia de êxito, dogmas religiosos, crenças e superstições —, estais fora da sociedade e, por conseguinte, sois capaz de pensar no problema de maneira nova; talvez não exista então problema algum. Mas, provavelmente, só ouvistes no nível verbal e continuareis, amanhã, do mesmo modo: lendo a Bíblia, frequentando o guru ou o sacerdote, etc. Podeis escutar tudo isso e aceitá-lo intelectualmente, verbalmente, mas vossa vida continua na direção oposta e, desse modo, apenas criastes mais conflito; por conseguinte, é muito melhor não escutar nada, pois já tendes suficientes conflitos e problemas e não precisais acrescentar-lhes um novo. É muito interessante estar aqui sentado a ouvir o que se está dizendo, mas se isso nenhuma relação tem com a nossa vida, é preferível tapardes os ouvidos; porque, se escutais a Verdade mas não a viveis, vossa vida se torna uma medonha confusão, a lamentável trapalhada que realmente é.

Krishnamurti — 10 de outubro de 1956

Participe do nosso grupo no Facebook

Participe do nosso grupo no Facebook
Grupo Jiddu Krishnamurti
Related Posts with Thumbnails

Vídeos para nossa luz interior

This div will be replaced